Conheça os bairros mais seguros pra se viver em São Paulo
Quem mora na Capital Paulista pode escolher entre ficar nos arredores do trabalho, uma vizinhança sossegada ou perto da boemia. Mas pelo menos um quesito muitas pessoas têm colocado como prioridade: a segurança. Para facilitar a sua escolha de um lugar pra morar, listamos aqui os bairros mais seguros de São Paulo para se morar. Junto com algumas de suas principais características:
REGIÃO LESTE
Mooca
Bairro conhecido por seus restaurantes e bares de origem italiana. É também um polo de universidades da cidade. Justamente por isso, as pessoas de mais idade, maioria entre os moradores do bairro, convivem diariamente com os jovens que circulam por lá. A Mooca tem muitas casas, repúblicas e apartamentos. Muitas das construções são antigas, o que é nítido quando se anda pelas ruas. Muito próximo do Brás e do Centro, tem estação de metrô e de trem da CPTM.
REGIÃO CENTRAL
Bela Vista
É a região onde se encontram dois dos mais conhecidos bairros boêmios da cidade, o Bixiga e o Baixo Augusta. É um lugar com apês pra todos os gostos e muito bem localizado. Proporciona fácil acesso a qualquer região da cidade por meio de ônibus, metrô ou carro.
Paraíso
Um bairro que oferece qualidade de vida altíssima a seus moradores. Localizado na Zona Centro-Sul de São Paulo, possui três estações de metrô (Paraíso, Vergueiro e Brigadeiro) no seu território. Além disso, sua proximidade com o Centro é outro atrativo.
Vila Mariana
Um dos melhores da cidade pra se morar. Possui diversas universidades e escolas de renome, tanto públicas quanto particulares. E muitas clínicas e hospitais públicos e privados. O bairro é atendido por três estações de metrô: Santa Cruz, Vila Mariana e Ana Rosa. Por suas ruas, há diversos prédios, muitos com quitinetes e outros antigos, com amplos apartamentos e várias casas.
REGIÃO SUL
Itaim Bibi
Colado em Moema e no Brooklin, o Itaim Bibi é um bairro de ruas arborizadas. E embora não tenha estação de metrô perto, muitas linhas de ônibus de todas as regiões passam pelo local.
Vila Nova Conceição
É o metro quadrado mais caro da cidade. Com ruas muito arborizadas, muitos condomínios de mansões e prédios de luxo são encontrados na região. Algumas ruas são fechadas apenas para moradores. Fica próximo a Moema e Vila Olímpia e faz divisa com o parque Ibirapuera.
Moema
Um dos primeiros bairros planejados de São Paulo. É plano e tem um comércio local forte, que oferece de tudo. Há muitos hotéis, hospitais e escolas particulares no bairro, dividindo espaço com prédios luxuosos. Suas ruas são modernas e arborizadas. O shopping Ibirapuera, um dos maiores do país, se encontra na região. As estações de metrô Moema e Eucaliptos (com saída para o Shopping Ibirapuera), atendem o bairro.
REGIÃO OESTE
Lapa
Possui um dos melhores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) de São Paulo. A infraestrutura urbana é excelente, com saída para as rodovias Anhanguera e Bandeirantes, acesso à estação de trem Lapa e terminal de ônibus. O Mercado Municipal da Lapa é um importante ícone e ponto turístico comercial da região. As principais opções de lazer são o Tendal da Lapa, que oferece diversas atividades culturais, o Teatro Cacilda Becker, Estação Ciência, Museu do Relógio, dentre outros.
Perdizes
Bairro nobre da zona oeste, conhecido pelas diversas ladeiras. A principal via de transporte é a Avenida Sumaré. Conta com duas estações de metrô da linha verde (Sumaré e Clínicas). Também é atendido por diversas linhas de ônibus. Os destaques são o Shopping Bourbon, centros de lazer e cultura nas proximidades, como o Parque Água Branca, SESC Pompéia, estádios (Pacaembu e Allianz Park) e escolas de samba (Tom Maior e Águia de Ouro). Está também no bairro, a PUC. Um dos maiores centros universitários do país.
Pinheiros
É conhecido pela sua diversidade, acessibilidade e qualidade de vida. É um sonho de consumo de muitos paulistanos morar por lá. O bairro conta com museus, como o Instituto Tomie Ohtake, além de muitos restaurantes e bares. E é um local de muito fácil acesso: são seis estações de metrô e uma da CPTM integrada com a estação Pinheiros. Imóveis pra alugar de todos os tipos são facilmente encontrados no bairro.
Vila Madalena
Bairro vizinho de Pinheiros. É muito conhecido pela sua energia boêmia e pelas atrações que oferece. Uma delas é o Beco do Batman, museu de arte de rua a céu aberto, e seus diversos bares temáticos, com diferentes faixas de preço. É um bairro muito jovem, com alta qualidade de vida e segurança. O acesso pode ser feito por metrô, com a estação Vila Madalena, ou de ônibus, já que diversas linhas passam pelas vias da região.
Higienópolis
O bairro é conhecido por seus restaurantes luxuosos e seu shopping, que leva o mesmo nome do bairro. Possui também muitas boutiques e comércios locais, além de diversos prédios residenciais. Há muitos moradores da terceira idade, que são atendidos por uma estação de metrô, a Marechal Deodoro, e diversas linhas de ônibus.
REGIÃO NORTE
Santana
Maior, mais importante e antigo bairro da Zona Norte, Santana tem moradores fiéis. Por lá se encontram os mais diversos tipos de imóveis, sendo que seus prédios mais luxuosos estão na região do Alto de Santana. Nos limites do bairro estão o Terminal Rodoviário do Tietê e o quartel da Polícia Militar. O bairro possui três estações de metrô: Portuguesa-Tietê, Carandiru e Santana.
Casa Verde
Tipicamente residencial, o bairro antigamente era repleto de casas, mas experimentou um boom de edifícios nos últimos 20 anos. E isso mudou o seu perfil de moradores. Por sua proximidade com a Marginal Tietê, é considerado de boa localização, apesar de razoavelmente longe do centro da cidade. A estação de metrô mais próxima é a estação Santana.
Agora você já conhece os bairros mais seguros de São Paulo para se morar, fica mais fácil escolher o que melhor se encaixa na sua vida.